Reunião com as famílias em condicionalidades do programa Bolsa Família.

Publicado em: 18/04/2018

A reunião aconteceu nesta terça-feira dia 17 de abril no CRAS TIA BIBI, esta foi ministrada pela equipe técnica do CRAS e técnico do Cad. Único, onde foi realizada em dois momentos no turno matutino para os beneficiários comunidades rurais e no turno vespertino para os beneficiários da sede. As condicionalidades do Bolsa Família são compromissos assumidos pelo poder público e pelas famílias beneficiárias na área de saúde e educação o acesso a esse serviço é um direito assegurado pela Constituição. O acompanhamento das condicionalidades permite ao poder público monitorar os resultados identificar motivos que impeçam o acesso às famílias e aos serviços sociais básicos e agir para garantir o acesso. O descumprimento das condicionalidades não acarreta no desligamento imediato do programa. Seus efeitos são gradativo, família é notificada persistindo o problema, o benefício é bloqueado e, só depois, da suspensão. Somente em casos de reiterados do descumprimentos, a família pode ter o benefício cancelado. Antes, contudo, o poder público, por meio da Assistência Social, deverá identificar os motivos do descumprimento e oferecer apoio e acompanhamento à família, de modo a solucionar os problemas que causaram esta situação. O acompanhamento das famílias que não cumprem a condicionalidade é uma importante agenda de integração entre o programa Bolsa Família e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).